Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Terrarios de suculenta.

Muitas vezes temos perdido por algum canto da casa aquele pote que é muito bonitinho mas eventualmente não fazemos ideia de que uso dar para o tal.
Neste caso, uma ótima opção seria a confecção de um terrario com alguma plantinha. Como eu sou um indiscutível aficcionado por suculentas, utilizei uma no terrário que eu confeccionei.
Como suculentas são plantas que se adaptam bem ao calor e não precisam de muita rega, foi a escolha perfeita.
Para confeccionar meu terrario, além do vidro é claro, utilizei também um preparado de terra de 2 partes de adubada com matéria orgânica decomposta (a base de folhas) para 1 parte de areia de obra mesmo (nunca use areia de praia.). Isso faz com que a terra fique soltinha e ajuda na drenagem também. Também utilizei pedrinhas coloridas, essas de fundo de aquário mesmo, só para cobrir a superfície.
Eis que este foi o resultado final.




O legal desse tipo de peça é que pode ser utilizado como decoração para qualquer ambiente, seja sala, escritório, banheiro e até na cozinha.
A combinação de cores você faz de acordo com a decoração do ambiente em questão. Esse foi um teste pra ver se ia dar certo e eu acabei gostando muito do resultado.



Abaixo deixo alguns exemplos de terrarios para que a imaginação de vocês voe.



























terça-feira, 10 de setembro de 2013

8 hortas para quem tem pouco espaço em casa.

Quem gosta de legumes e verduras fresquinhos e orgânicos não abre mão daquela horta linda e maravilhosa no fundo do quintal de casa. Mas o que fazer quando você não dispões de espaço para tornar esse sonho realidade?
Existem várias técnicas que permitem que você crie pequenas hortas em sua casa, mesmo com espaço reduzido.
Mas e quem mora em apartamento?  Não tem como fazer uma horta?
Calma, nem tudo está perdido. Algumas das ideias apresentadas nesse post também podem ser reproduzidas em apartamento.

Apresentarei aqui em baixo algumas ideias para realizar o sonho da sua hortinha orgânica, algumas inclusive com material reciclado.

1 - Horta de caixas de madeira em níveis.


2 - Horta em vasinhos apoiados em estrutura de madeira em níveis.


3 - Horta em forma de degraus.


4 - Horta suspensa de garrafa pet.








5 -  Horta de parede de garrafa pet.






6 - Horta suspensa em calha de PVC.


7 - Horta em calhas fixas na parede.


8 -  Horta suspensa de garrafa pet em níveis.

Algumas dessas ideias são bem simples e baratas, outras um pouco mais complexas, mas no geral todas cumprem muito bem suas funções.
Convenhamos, não há nada melhor que comida fresca na mesa, ou aquela bela receita preparada com ingredientes e temperos da sua própria horta.










segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Jardim bonito e prático para decorar sua casa.

Todo mundo se sente bem quando vai ao quintal de casa ou a varanda do apartamento e se depara com aquele jardim lindo de ficar babando, seja ele enorme ou bem compacto.
Uma dica para quem gosta de jardins mas não tem muito tempo para cuidar devido a rotina pesada são as suculentas.
As suculentas são aquelas plantas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.
Um exemplo bem conhecido de suculentas são os cactos e a aloe vera.

Uma boa pedida para quem gosta de flores são as Kalanchoes, essas que o pessoal usa de centro de mesa em alguns eventos. Existem diversos tipos e cores, cada um mais lindo que o outro. Elas não precisam de sol, não crescem muito e podem ser criadas em ambiente interno desde que seja arejado.


Kalanchoes

Uma outra opção tão bonita quanto só que com menos cores são as flores de pedra. Porém cuidado ao manusear, pois estas belezinhas são muito frágeis e quebram atoa.
Apesar disso são excelentes para composições de suculentas, como estas belezuras são plantas bem versáteis, podem ser combinadas umas com as outras no mesmo vasinho, recipiente ou jardim.
 






Além de serem lindas, versáteis, resistentes a períodos de seca e poderem ser criadas dentro ou fora da casa, ainda permitem que outras plantas não nos permitem... fazer a imaginação voar.
Podem ser utilizadas como centros de mesa, lembrancinhas para eventos, decoração, jardins suspensos e muito mais. Basta ser criativo.